• Secretário De Estado Do Interior Despede-Se Do Subcomissário Cipriano


    O Comissário-chefe, Salvador Rodrigues "Dodó", Secretário de Estado do Interior Para o Asseguramento Técnico, em companhia do Segundo Comandante-Geral da PNA, Domingos Ferreira de Andrade, do Inspector-Geral do MININT e membros do Conselho Consultivo do MINIMT, despediu-se, na manhã desta quinta-feira, 19 de Janeiro, em Luanda, do Subcomissário de Migração, Cipriano Pires Delgado, falecido a 15 de Janeiro de 2022, vítima de doença.

    Salvador Rodrigues deixou a sua mensagem no livro de condolências, referindo que, na hora do adeus, custa dirigir-nos ao falecido que, nos últimos 27 anos tudo deu para um MINIMT melhor. "Camarada, companheiro e amigo, Subcomissário de Migração Cipriano. Neste último momento em que, com lágrimas no canto do olho, dirijo-me a si, embora não me possa responder, devo dizer-lhe, que ao longo dos 27 anos vividos na instituição, foste sempre um quadro dedicado as suas tarefas, respeitoso, honesto e íntegro que, obviamente, muito tinha a dar à sua família e ao Ministério do Interior, pelo que, pedimos a Deus que ampare os corações dos familiares, amigos e colegas, que perdem um companheiro de qualidades nobres e afáveis", pode ler-se.

    Mais adiante, diz que "é certo que nos deixaste com muitos ensinamentos, na esperança de que o reencontro será ao lado do pai celestial, provedor de todos.

    Vá em paz, com o sentimento de ter feito o necessário para deixar uma instituição e um país diferente de como o encontrou.

    O dirigente refere, ainda, que o oficial comissário que esteve dedicado ao Gabinete de Cooperação e Intercâmbio do MINIMT, deixa muitos ensinamentos que muito vão contribuir na continuidade da sua missão.

    No acto de despedida, que decorreu na casa de velórios da Polícia Nacional, foram lidas várias mensagens de condolências, com destaque para a do Ministro do Interior, do SME, sua instituição de origem, do GIC, elogios fúnebres da família, do MINIMT e outras mensagens.

    Nestas, notou-se o reconhecimento unânime das qualidades do malogrado, trato fácil, espírito de missão, cordialidade e afinco no desempenho de todas as suas funções.

    Entre choros, lamentações e súplicas, o oficial do SME recebeu o último calor, última solidariedade dos colegas, com os quais partilhou momentos memoráveis, colegas de trabalho, das escolas onde passou, num clima marcado por nostalgia de todos os presentes, entre oficiais Comissários da PNA, do SIC, SME SP, SPCB e efectivos do MINIMT, no geral.

    O funeral do malogrado será realizadonpor volta das 13h00, no cemitério do Benfica, em Luanda.