Em sessão presidida na manhã desta sexta-feira, 23 de Janeiro, pelo Ministro do Interior, Manuel Gomes da Conceição Homem, os membros do Conselho Consultivo Operativo do MININT avaliaram, de forma exaustiva, os resultados parciais obtidos até ao momento na implementação do Programa de Prevenção Rodoviária e das operações Conexão e Escudo da Energia, cujos dados a seguir:
Programa de Prevenção Rodoviária
Os resultados do quadrimestre Setembro–Dezembro de 2025 apresentam uma tendência positiva na redução do número de acidentes e de feridos, particularmente quando comparados com o período anterior. De acordo com os dados, no período em referência foram registados 4.083 acidentes, resultando em 1.053 vítimas mortais e 5.428 feridos.
Operação Conexão
Os dados referentes aos últimos três meses, relativos às províncias de Cabinda, Lunda-Sul, Lunda-Norte, Moxico e Moxico-Leste, indicam que as acções desenvolvidas permitiram a detenção de 23.959 cidadãos, dos quais 23.399 estrangeiros, de diversas nacionalidades, e 569 nacionais, por diversas infracções. Registou-se, igualmente, a saída de 39.573 cidadãos estrangeiros por situação migratória ilegal, sendo 23.024 por expulsão administrativa e 16.549 por saída voluntária.
Foram ainda apreendidos 170.266 litros de combustível, 357 bilhetes de identidade adquiridos de forma fraudulenta, 28 armas de fogo do tipo caçadeira de fabrico artesanal e 10 armas de fogo em posse de cidadãos estrangeiros. Foram realizados mais de 5.000 patrulhamentos ao longo da fronteira e mais de 300 acções de proximidade nas localidades de concentração de imigrantes ilegais, o que permitiu frustrar 674 tentativas de violação, alcançando-se uma eficácia de 70% dos objectivos traçados na primeira fase da operação de combate à imigração ilegal e crimes conexos.
Operação Escudo da Energia
As acções realizadas demonstram os resultados parciais alcançados e as principais ocorrências registadas no período de 31 dias de execução da Operação Escudo da Energia, cuja missão consiste em desenvolver acções combinadas de inteligência, repressão e prevenção de actos de sabotagem e vandalização de torres eléctricas, desmantelamento de redes criminosas e detenção de suspeitos. A operação decorre com maior pressão nas províncias de Luanda, Bengo, Icolo e Bengo, Benguela, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Huambo, Huíla, Cunene, Malanje, Moxico, Moxico-Leste, Uíge e Zaire.
Dos resultados parciais obtidos, destaca-se a detenção de 108 cidadãos suspeitos, sendo 79 nacionais e 29 estrangeiros, pela prática de diversos crimes, como parte de acções que permitiram, igualmente, a mobilização de 7.358 efectivos afectos aos órgãos de defesa e segurança.
Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério do Interior.