Foi apresentado, nesta terça-feira, 16 de Dezembro, o Passaporte Electrónico Angolano o qual incorpora tecnologia biométrica avançada, chip electrónico, sistemas de criptografia e verificação automática, alinhado aos mais altos padrões internacionais, elevando os níveis de segurança, o que aumenta a credibilidade internacional e facilita a cooperação com outros Estados no controlo das fronteiras.
O Passaporte Electrónico Angolano é, acima de tudo, um sinal de proximidade com o cidadão, de respeito pelo seu tempo e de valorização da sua mobilidade. "É a prova de que a digitalização, quando bem orientada, não afasta; aproxima, humaniza e fortalece a relação entre as instituições públicas. Mais do que a introdução de um novo documento de viagem, simboliza um compromisso com a dignidade do cidadão, a confiança no Estado e a abertura de Angola ao mundo com mais segurança, eficiência e credibilidade", disse um dos participantes a cerimónia de apresentação.
Trata-se de mais um ganho para todos os angolanos e mais uma passo em direcção a uma Angola cada vez mais moderna e um serviço público digno e adequado às necessidades dos cidadãos, um documento feito a pensar no reforço da segurança dos dados dos cidadãos, na melhoria das condições de mobilidade internacional, fortalecendo a confiança no documento de viagem angolano.
De referir que a cerimónia foi realizada na sala de conferências do edifício sede do Ministério do Interior, na presença dos membros do Conselho Consultivo do Ministério do Interior, efecticvos, convidados dos mais diversos estratos
Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério do Interior.