• Ministro Laborinho Rogou A Deus Para Derramar A Sua Bênção Para Proteger Os Cidadãos Angolanos Durante A Transição De Ano


    Não foi por mero acaso que o Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, no âmbito das visitas de ajuda e controlo às Delegações Municipais do MININT em Luanda, escolheu Quiçama como sendo o último município que mereceu a sua deslocação e constatação, no calor da quadra festiva, precisamente a 48 horas do fim do ano de 2021 e início de 2022, em que a palavra de ordem, um pouco por todo o mundo, é "festas tranquilas e seguras", em função do ambiente agitado que, normalmente, caracteriza este período.

    O Ministro Laborinho, considerando o seu espírito devoto, de religiosidade, reverência e reconhecimento à Jesus Cristo e seu/nosso Pai (Deus), depois de entregar os meios operacionais, não se esqueceu de chegar ao santuário da Mamã Muxima, município da Quiçama, para pedir que o servo de Deus interceda junto do todo poderoso (DEUS), para brotar paz, alegria, segurança e tranquilidade, nestes dias, às forças de defesa e segurança, em particular, e à população, no geral.

    Numa curta missa, testemunhada por fiéis católicos que residem na zona e pelos oficiais que acompanharam o Ministro, Eugénio Laborinho agradeceu a Mamã Muxima pela força que concede aos munícipes da Quiçama, às forças da ordem e aos angolanos.

    Momentos antes, o dirigente foi recebido pelo administrador municipal, António Manuel Fiel, que relatou, ao Ministro do Interior, o dia-a-dia do povo da Quissama, no que a segurança pública, hábitos e costumes diz respeito.

    Na ocasião, aquele dirigente mostrou-se preocupado com os casos de justiça pelas próprias mãos, acrescido às dificuldades de acesso à determinadas localidades, para que a Polícia Nacional fizesse o patrulhamento adequado, conferindo a segurança exigível naquela localidade.

    Em resposta, o Ministro Laborinho disse que tomou boa nota das preocupações apresentadas, porquanto, na medida do possível, vai intervir, junto das entidades de direito, para mitigar aquelas questões, relacionadas com a segurança pública.

    Prosseguindo a sua agenda de trabalho, a Entidade visitou a Delegação municipal do Interior e Comando Municipal da Polícia, onde, igualmente, manteve um "briefing" com os quadros da respectiva Delegação, onde baixou orientações concretas sobre a garantia de segurança aos cidadãos e seus bens.

    Naquele instante, o Delegado do Interior e Comandante Municipal, Superintendente-Chefe, Conceição Francisco, apresentou o quadro da situação operativa do município, tendo destacado questões ligadas a falta de efectivos, como acontece em quase todo o país, transportes, infraestruturas e o aumento de casos de acidentes de trânsito.

    Em resposta, o Ministro Laborinho respondeu ter noção das dificuldades a que os efectivos estão acometidos, daí as deslocações que está a efectuar em todos os municípios, para viver e constatar "in loco" tais dificuldades e ir resolvendo paulatinamente, à medida que os recursos estiverem disponíveis.

    Acompanharam o Ministro do Interior ao Município da Quiçama, o 2° Comandante-Geral da PNA, Comissário Chefe, Ferreira Andrade, o Director Geral do SME, o Delegado Provincial do MININT em Luanda, os Directores Nacionais da DIE-MININT, GCII-MININT, Director Geral Adjunto do SIC e alguns responsáveis do Ministério do Interior