• Maior Operatividade Das Forças Do Minint, Aliada Ao Respeito Pelos Cidadãos, Deve Nortear A Actuação Policial Na Quadra Festiva - Orientou O Ministro Do Interior


    "Devemos actuar com rigor, com firmeza, de forma pedagógica, redobrar a vigilância, manter a prontidäo operacional quando formos chamados, proteger e defender os cidadãos, colaborar com a população para que possamos garantir uma quadra festiva segura, porém, toda a actuação das forças que compõem o MININT devem estar em conformidade com os pressupostos legais e respeito aos cidadãos".

    A afirmação foi feita, nesta quarta-feira, 22.12.2021, pelo Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, durante uma formatura que teve lugar nas instalações do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, por ocasião da sua visita à província do Bengo.

    Na formatura, que representou o lançamento e prontidão das forças à prevenção da quadra festiva, foram expostos os meios com que os efectivos do MININT vão actuar durante o momento das festas de natal e ano novo.

    O Ministro Laborinho aproveitou o momento para apelar aos cidadãos que colaborem com as autoridades policiais no que a prevenção do crime diz respeito.

    Na ocasião, a entidade enalteceu que é preciso não baixar à guarda quanto aos cuidados a ter na prevenção da Covid-19, atendendo a nova variante.

    Durante a exposição, o Ministro do Interior passou em revista todos locais de exposição, onde recebeu informações sobre o funcionamento dos meios e materiais à disposição das forças, para o asseguramento da quadra festiva, nomeadamente, dos meios logísticos, dos meios de intervenção da PIR, da Unidade Fiscal Aduaneira, da Unidade da Polícia de Guarda Fronteiras no Bengo, do Departamento de Trânsito e Segurança Rodoviária, do Comando municipal do Dande, do Serviço de Investigação Criminal, do Serviço de Migração e Estrangeiros, do Serviço Penitenciário e do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.

    De referir que, durante a sua visita à província do Bengo, o Ministro do Interior inaugurou o Laboratorio Regional de Criminalística, que vai atender as províncias do Bengo, Kwanza Norte e Uíge, o que vai facilitar a realização de exames periciais Criminalísticos, deixando, deste modo, de recorrer ao Laboratório Central de Criminalística de Luanda.

    Fizeram parte do acto, o 2º Comandante Geral da PNA, membros dos conselhos consultivos do Ministério do Interior, da Delegação e do Comando Provincial do Bengo, na categoria de oficiais, subchefes e agentes dos órgãos executivos da Delegação do Minint.