• Garantir A Segurança Dos Cidadãos E Dos Seus Bens Constitui A Prioridade Das Prioridades Dos Órgãos Do Ministério Do Interior


    O Ministro do Interior, Eugénio C. Laborinho, após um intenso fim de semana a coordenar todas as forças que compõem o MININT, convocou, hoje de manhã, 27/12/2021, na Unidade Operativa de Luanda, os mais altos responsáveis da segurança pública do país, para analisarem os resultados operacionais, bem como efectuar o balanço do asseguramento ao natal.

    A Entidade, que superintende os 5 órgãos Executivos Directos do MININT, nomeadamente, a PNA, SIC, SME, SP e SPCB,

    elogiou os cidadãos, pela forma ordeira como festejaram o natal e por terem adoptado um comportamento digno de realce, o que o levou a concluir e considerar que o fim de semana natalício não teve ocorrências que pudessem comprometer a tranquilidade públicas, concorrendo ao facto das forças do MININT terem garantido a segurança das populações e seus bens, razão que levou a Entidade felicitar, igualmente, as forças policiais pelo excelente trabalho desenvolvido, assim como, pela forma exemplar como conduziram as operações no terreno.

    Apesar dos bons resultados alcançados no fim de semana, o Ministro Laborinho orientou as chefias policiais a não baixarem a guarda, "porque estamos nos últimos dias do fim de ano, o que requer de todas as forças que compõem o MININT a máxima prontidão, de forma a garantir a tranquilidade pública que se exige numa altura como esta, em que os cidadãos querem festejar, apesar das limitações decorrentes da Covid-19", referiu o Dirigente.

    Não obstante o rigor que as forças devem impor, o General Laborinho orientou às forças a garantirem a segurança dos cidadãos e seus bens, "Devemos ter sempre em linha de orientação que a nossa prioridade das prioridades é garantir a segurança dos cidadãos e seus patrimónios, porque a população é a razão da nossa existência", esgrimiu a Entidade.

    Continuou orientando "Nesta conformidade, apelo a todos os Delegados a actuarem com firmeza, rigor, disciplina, mas isso não significa que devamos exceder-nos nas nossas acções. A actuação policial deverá ser empregue sempre com o respeito pelos princípios legais, de forma proporcional, em especial, o respeito pela dignidade da pessoa humana", apelou o General.

    O Ministro deixou bem claro que neste período, em particular, houvesse uma maior intervenção dos órgãos de Educação Patriótica, para sensibilizar os efectivos sobre o papel das forças na manutenção da segurança pública, de forma a não comprometer o excelente trabalho que tem vindo a ser executado com o início da operação "quadra festiva".

    O responsável máximo pela segurança pública do país enalteceu o esforço que o Titular do poder Executivo tem realizado, no sentido de conferir melhores condições laborais aos órgãos do MININT, " Tanto assim o é, que continuamos a proceder a entrega de meios operacionais nos vários municípios de Luanda, projecto que vai expandir-se para todos país, a medida que os meios forem chegando" mencionou a Entidade.

    Quanto a Covid-19, o número 1 do Ministério do Interior aclarou que o Executivo foi obrigado a tomar novas medidas de prevenção e combate à Pandemia, "devemos ser rigorosos na aplicação das novas medidas, devido o aumento exponencial de casos, pelo que, todos os Delegados Provinciais devem redobrar a fiscalização das medidas já anunciadas, por forma a atenuar o impacto dos casos no sistema nacional de saúde", orientou o Ministro.

    Ao terminar a sua locução, deixou uma mensagem de colaboração institucional, "Nós temos que solidificar a cultura de união, cooperação, colaboração, interajuda, entre todos os órgãos que compõem o Ministério do Interior, de forma a termos maior êxito no esclarecimento dos factos criminais, assim como garantir um maior processo de segurança pública ao país. por isso, contem com o meu apoio incondicional para a materialização dos desígnios da segurança pública no páis", finalizou a Entidade.

    Participaram da reunião, os Secretários de Estado do Interior, o Comandante-Geral da PNA, O Inspector Geral do MININT, alguns membros do Conselho Consultivo Normal do MININT, alguns membros do Conselho Superior de Polícia e os Delegados Provinciais do MININT.