• Angola Participa Da 48.ª Sessão Da Revisão Universal Periódica Do Conselho De Direitos Humanos


    Uma delegação angolana multissetorial chefiada pelo Ministro da Justiça e Direitos Humanos, Marcy Lopes participa, de 20 a 30 de Janeiro de 2025, da 48ª Sessão da Revisão Universal Periódica do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, realizada em Genebra, Suíça.

    O encontro visa a avaliação da promoção e protecção dos direitos humanos em todos os Estados membros das Nações Unidas; avaliação das obrigações estabelecidas na Carta das Nações Unidas e dos instrumentos jurídicos internacionais sobre direitos humanos ratificados pelos Estados.

    Angola apresentou o seu relatório no dia 23 de Janeiro, o qual será adoptado no dia 27 enquanto as recomendações finais serão apresentadas por via diplomática no dia 07 de Fevereiro do corrente ano.

    O cerne da participação angolana prende-se com a apresentação e diálogo interativo do IV° Relatório de Revisão Universal Periódica da República de Angola de 2020 a 2024, sobre a implantação das recomendações saídas do III ciclo no ano de 2019, referentes a situação dos Direitos Humanos no nosso país.

    Integram a delegação angolana vários Secretários de Estado, incluindo do MININT, Deputados a Assembleia Nacional e Técnicos seniores dos distintos Departamentos Ministeriais e Serviços do Estado que compõem a Comissão Intersectorial para a Elaboração dos Relatórios Nacionais de Direitos Humanos (CIERNDH).

    A delegação do MININT é chefiada pelo Secretário de Estado para o Asseguramento Técnico, Cristino Mário Ndeitunga, acompanhado por funcionários seniores.

    Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério do Interior.