O Vice-Governador para o Sector Técnico e Infraestruturas, Adilson Gonçalves presidiu, sábado último, 18.09.21, o acto de abertura da época balnear 2021/2022, realizado na praia da restinga, município do Lobito.
Ao discursar no evento, a entidade considerou ser de importância ímpar o momento que o mundo vive, em particular o país, por conta da Covid-19, que o que motivou o fechamento das praias. "Temos a obrigação de redobrar os esforços no controlo e vigilância das nossas praias para que esses locais sejam propícios para a prática do lazer e do turismo.
O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros deve dar especial atenção à formação de nadadores salvadores e fomentar a sinalização nas zonas balnear, disse Adilson Gonçalves.
Por seu turno, o comandante Provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, comissário bombeiro, Jacob Alfredo fez um balanço do período balnear de 2020 à 2021, referindo que, no contexto da situação de calamidade pública, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiro registou 38 ocorrências diversas nas zonas aquáticas, que resultaram em 37 mortes por afogamento.
Importa realçar que o evento contou com as presenças do comissário, Aristófanes Vila Cardoso dos Santos, Delegado do MININT e comandante Provincial da Polícia Nacional, Evaristo Kalopa Mário, Administrador do Lobito, Autoridades Religiosas e Tradicionais.