minint.gov.ao
Sociedade
12 Abril de 2022 | 14h04

DELEGAÇÃO DO MININT EM MALANJE PROCEDE ABERTURA DO PROGRAMA DE ACÇÕES SOBRE CRIMES SEXUAIS

A Delegação do Ministério do Interior procedeu, segunda-feira, 11 de Abril do corrente ano, no Auditório da Rádio Malanje, a abertura do programa de reflexões sobre crimes sexuais, tendo realizado uma palestra, dirigida aos membros do Conselho Consultivo da Delegação do MININT, do Conselho de Polícia, efectivos a distintos níveis e convidados.

A Delegação do Ministério do Interior procedeu, segunda-feira, 11 de Abril do corrente ano, no Auditório da Rádio Malanje, a abertura do programa de reflexões sobre crimes sexuais, tendo realizado uma palestra, dirigida aos membros do Conselho Consultivo da Delegação do MININT, do Conselho de Polícia, efectivos a distintos níveis e convidados.
Presidiu o acto de abertura o superintendente-chefe de investigação criminal, Sebastião Filipe, Director Provincial de Inspecção, em representação do Delegado Provincial do MININT e Comandante da Polícia Nacional, que na ocasião reconheceu os contornos alarmantes que esta tipicidade criminal tem vindo a tomar um pouco por todo país, não sendo Malanje excepção face aos números até aqui registrados.
Coube ao superintendente, Junqueira António, Director Provincial de Comunicação Institucional e Imprensa do MININT, proceder a apresentação dos dados locais, tendo elencado que no ano de 2021, esta Delegação Provincial registou 41 casos de Agressões Sexuais e 81de Abusos Sexuais de menores.
Dos Crimes Sexuais de menores, destaca-se 1 caso de menor dependente, concorrido com interrupção de gravidez, 68 ocorreram no interior de residências, 2 na via pública, 3 no interior de viaturas estacionadas, 1 no interior de estabelecimento comercial e 12 em lugares ermos.
Junqueira António disse ainda que, 74 foram de autoria conhecida culminando com a detenção de 36 elementos como presumíveis autores, 5 menores retidos com a cifra de 86% de esclarecimento alcançado, sendo o município de Malanje o mais afectado com 69 crimes. A faixa etária das vítimas vária de 2 a 16 anos e os criminosos, com idades entre 11 e 63 anos, acrescentou o responsável.
Ainda no que toca ao ano de 2021, concernente aos Crimes de Agressões Sexuais (praticado a pessoas com maior idade), o Director do GCII do MININT/Malanje, informou que foram registados 41 crimes desta natureza, 1 concorrido com homicídio simples, 23 no interior de residências, 6 na via pública, 1 no interior de viatura e 10 em lugares ermos. Destes, 27 foram com autorias conhecidas, tendo sido detido 20 elementos como presumíveis autores com a cifra de 66% de esclarecimento, sendo o município de Malanje no topo das estatísticas com 38 casos. A faixa etária das vítimas vária dos 17 aos 54 anos e a dos criminosos dos 19 aos 53 anos.
Para o I Trimestre do ano em curso, o superintendente, Junqueira António, informou que os números apontaram para o registo de 29 Crimes Sexuais, dos quais, 15 de Agressões Sexuais e 14 Crimes de Abusos Sexuais de menores em que, mais uma vez, o município de Malanje lidera.
Em relação aos factores, o responsável apontou entre outras a satisfação de desejos libidinosos, uso de drogas, bebidas alcoólicas por parte dos autores, circulação isolada de menores na via pública ou em lugares isolados durante o dia ou a noite, a falta de atenção dos pais pelos menores e o aliciamento com bens materiais e valores monetários que os criminosos tendem a fazer.
O enquadramento jurídico, Sociológico e Psicológico foram feitos pelos prelectores, Israel da Silva, Domingos Inácio e Vicêncio Fernando.
Dizer que até ao dia 30 do mês em curso, sob a mesma temática decorrerão prelecções ao nível dos Comandos Municipais, Esquadras, Quartéis, Destacamentos, Estabelecimentos Prisionais e Postos, afectos aos órgãos de Defesa e Segurança nesta parcela do território nacional.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais