minint.gov.ao
Sociedade
03 Maio de 2022 | 14h05

DELEGAÇÃO DO MININT REFLECTE SOBRE PAPEL DA POLÍCIA NA PROTECÇÃO DA CRIANÇA

O Instituto Nacional da Criança e a Delegação do Ministério do Interior em Luanda realizaram, recentemente, na Delegação municipal do MININT no Talatona, Casa das Artes, uma reflexão subordinada ao tema “O Papel da Polícia na Protecção da Criança”, dirigida ao efectivo dos distintos órgãos do Ministério do Interior naquela municipalidade.

O Instituto Nacional da Criança e a Delegação do Ministério do Interior em Luanda realizaram, recentemente, na Delegação municipal do MININT no Talatona, Casa das Artes, uma reflexão subordinada ao tema "O Papel da Polícia na Protecção da Criança”, dirigida ao efectivo dos distintos órgãos do Ministério do Interior naquela municipalidade.
O orador foi o Chefe de Departamento de Violência e Protecção da Criança do INAC, Bruno Pedro, o qual referiu que a Polícia é o principal parceiro do INAC em questões de protecção da criança, tendo alertado que a violência doméstica é um crime público, cabendo a todos a denúncia de todos os casos e formas de abuso sexual à criança ou ao adolescente.
Disse ainda que a Polícia, por ser a primeira instituição de contacto após a verificação de um caso de abuso ou de uma denúncia, deve ter pessoas especializadas no tratamento desses casos de modo a não se verificar a revitimização do abusado ou da vítima, por parte de quem o atende.
Recomendou, entre outros aspectos, a colocação de pontos focais nas esquadras que passarão a atender unicamente estes casos, bem como a interacção entre os diversos sectores que intervêm na protecção da criança. "É imperioso que os órgãos que intervêm na protecção da criança estreitem as suas relações para favorecer uma maior acutilância no tratamento dos casos que envolvem a criança”, rematou Bruno Pedro, Chefe de Departamento de Violência e Protecção contra a Criança do INAC.
Para Hermenegildo de Brito a acção foi positiva, tendo em conta a pertinência do tema, bem como a participação do efectivo e disse que "é preciso levar estas acções às esquadras".
Participaram da actividade o chefe de Operações de Talatona, superintendente Roberto Diniz, em representação do Delegado e Comandante municipal, subcomissário Joaquim do Rosário, Domingas Batalha, chefe dos Serviços Sociais do Talatona, Alexandre Jorge, Director provincial do INAC em Luanda e Hermenegildo de Brito, Director de Comunicação Institucional da DPL/MININT.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais