minint.gov.ao
Sociedade
24 Junho de 2022 | 14h06

DELEGADO DO MININT REITERA CONTÍNUO APRIMORAMENTO DOS MÉTODOS DE AUTUAÇÃO

Sob o lema: “MININT 43 anos firmes na garantia da paz, segurança e tranquilidade públicas”, o Delegado do Interior e Comandante Provincial do Cunene da Polícia Nacional presidiu, quarta-feira 22 de Junho, na Unidade da Polícia Fiscal Aduaneira, o acto provincial que encerrou as jornadas das actividades alusivas ao 43º Aniversário do MININT, onde reiterou o contínuo aprimoramento dos métodos de autuação, controlo e repressão da criminalidade.

Sob o lema: "MININT 43 anos firmes na garantia da paz, segurança e tranquilidade públicas”, o Delegado do Interior e Comandante Provincial do Cunene da Polícia Nacional presidiu, quarta-feira 22 de Junho, na Unidade da Polícia Fiscal Aduaneira, o acto provincial que encerrou as jornadas das actividades alusivas ao 43º Aniversário do MININT, onde reiterou o contínuo aprimoramento dos métodos de autuação, controlo e repressão da criminalidade.
Leitão Ribeiro recordou os efectivos sobre o cumprimento escrupuloso de tarefas constantes no asseguramento das, já convocadas eleições gerais e convidou a todos os intervenientes políticos a ponderarem seus discursos, de modo conduzir os seus membros e simpatizantes para a postura digna de uma festa de democracia, fazendo com que vença o povo angolano.
"As forças da ordem não vão permitir qualquer manifestação de atrocidades que venham a colocar em risco a segurança pública, antes, durante e depois das eleições gerais”, disse.
Os crimes de agressões à integridade física, os de homicídios voluntários e de agressões sexuais, dentre outros, preocupam o pelouro dirigido por Leitão Ribeiro que, ao fazer a súmula dos resultados alcançados, de Junho de 2021 ao igual período actual, os dados apontam para o registo de 2.370 crimes esclarecidos, no num total de 3.236 registados, em que foram detidos como presumíveis autores 2.186 cidadãos. Quando à sinistralidade rodoviária foram registados 183 acidentes de viação, onde 20 pessoas perderam suas vidas.
Ainda segundo o responsável, na vasta fronteira com a vizinha República da Namíbia foram registadas 124 infrações fiscais aduaneiras, resultando na interpelação e impedimento de 9.881 cidadãos. O Serviço de Migração e Estrangeiros registou e autuou 177 estrangeiros de diversas nacionalidades por crimes e transgressão à lei vigente no país, assim como registou a entrada de 1.472 cidadãos nacionais expulsos do território namibiano. O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros interveio em 128 incêndios, já o Serviço Penitenciário inseriu no trabalho socialmente útil cerca de 340 reclusos, nas diferentes áreas de reeducação e ressocialização.
De salientar que, o vasto programa das comemorações consagrou actividades como palestras, torneio de Xadrez, sueca e wela, futebol salão, visitas aos órgãos de justiça militar, acção solidária na leprosaria do Oipembe, deposição de uma coroa de flores nos túmulos dos soldados desconhecidos no cemitério municipal em Ondjiva, terminando em parada com o desfile das Forças, entrega de certificados de mérito aos efectivos mais destacados e por fim um ambiente mais fraterno e festivo com o corte do bolo pelo titular da pasta na província.
Refira-se que o evento contou com a participação de várias individualidades, com destaque para o Juiz Presidente do Tribunal Militar da Região Sul, membros do Conselho Operativo do MININT e do Comando Provincial da Polícia Nacional, Delegados Municipais e Chefes de Departamentos a distintos níveis.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais