minint.gov.ao
Ministério
19 Maio de 2022 | 09h05

MINISTRO DO INTERIOR E EMBAIXADOR DE PORTUGAL ACREDITADO EM ANGOLA RESSALTAM COOPERAÇÃO

O Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, abordou, nesta terça-feira, 17 de Maio de 2022, matérias ligadas a segurança pública no âmbito das relações diplomáticas entre a República de Angola e a República Portuguesa.

O Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, abordou, nesta terça-feira, 17 de Maio de 2022, matérias ligadas a segurança pública no âmbito das relações diplomáticas entre a República de Angola e a República Portuguesa.
O diplomata português, Francisco Duarte, foi recebido, hoje, em audiência, na sala de reuniões do edifício sede do MININT, na Marginal de Luanda, tendo abirdado, com o dirigente angolano, questões que têm que ver com o estado das relações entre o MININT e instituições lusas.
O Ministro Laborinho assumiu que a República Portuguesa é, sem sombra de dúvida, um parceiro privilegiado de Angola, porquanto, vem contribuindo de modo substancial e preponderante no desenvolvimento sustentável de Angola.
Prosseguindo, asseverou que "o MININT desenvolve excelentes relações de cooperação bilateral com às suas congéneres da República Portuguesa, cujos benefícios são notáveis em diversas áreas, sobretudo, acções formativas, destinadas a capacitação de efectivos da Polícia, SIC, SME e SPCB"
Quanto as eleições gerais em Angola, o Ministro garantiu que estão criadas as condições de asseguramento, para que as mesmas decorram num ambiente sereno, de paz e tranquilidade.
Por seu turno, o Embaixador de Portugal, Francisco Alegre Duarte, afirmou que, "a cooperação que levamos a cabo, com instrumentos jurídicos já bem consolidados em domínios como a polícia, os bombeiros e às migrações têm sido mutuamente proveitosas e contribuem para este propósito de reforçarmos os laços de fraternidade que existem entre os nossos povos e os nossos países”.
Considerou ser importante haver um canal expedito e fluido de comunicação, para gerir e precaver qualquer situação fora do normal, sendo bastante importante neste contexto eleitoral.
Refira-se que, participaram do encontro o Director Geral Adjunto do SME, Comissário de Migração, Marcelino Caetano, do Gabinete do Ministro do Interior, Comissário, José Alberto e responsáveis séniores do Gabinete de Intercâmbio e Cooperação e da Comunicação Institucional e Imprensa do MININT.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais