minint.gov.ao
Sociedade
09 Novembro de 2022 | 15h11

DESTACADA IMPORTÂNCIA DOS PLANOS DE CONTINGÊNCIA E COMBATE ÀS CALAMIDADES NATURAIS

Abriu, ao meio da manhã de terça-feira, 08, em Luanda, o Workshop sobre “Actualização do plano estratégico de prevenção e redução do risco de desastres e do plano nacional de preparação, contingência, resposta e recuperação de calamidades e desastres”, numa organização da Comissão Nacional de Protecção Civil (CNPC), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Abriu, ao meio da manhã de terça-feira, 08, em Luanda, o Workshop sobre "Actualização do plano estratégico de prevenção e redução do risco de desastres e do plano nacional de preparação, contingência, resposta e recuperação de calamidades e desastres”, numa organização da Comissão Nacional de Protecção Civil (CNPC), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A cerimónia de abertura foi presidida pelo Secretário de Estado para o Asseguramento Técnico - Carlos Albino, que ressaltou a importância dos planos de contingência na mitigação das consequências resultantes dos desastres e calamidades naturais.
"É importante relembrar que em angola as inundações e os efeitos da seca constituem os fenômenos hidrometeorológicos de maior impacto, comprometendo negativamente os programas de desenvolvimento gizados pelo executivo”, disse.
Porém, prosseguiu o dirigente, "este facto motivou a criação de diversos planos de contingência e combate às calamidades naturais, tendo como base a lei n.º 14/20, na qual foram introduzidos novos conceitos e directrizes que auguramos que venham a ser materializados nos próximos tempos, sublinhou Carlos Albino.
Diante das individualidades que participam do certame aquele responsável disse que "devemos ter sempre presente, que a melhor forma de prevenirmos desastres naturais, é não pensarmos que a missão para à redução ou prevenção destes fenômenos, é tarefa de determinadas pessoas, grupos ou instituições, pelo contrário, devemos, cada um de nós ter um papel activo e significativo, na prevenção de desastres e na salvaguarda de vidas e bens económicos e outros essenciais para a preservação da vida humana”, ressaltou.
O workshop, que em dois dias está a abordar temáticas especializadas, tem como objectivo reflectir sobre os planos e juntar os diferentes Departamentos Ministeriais, Universidades, Institutos, Igrejas, Agências das Nações Unidas e Sociedade Civil, para analisar e discutir:
O estado de implementação dos respectivos planos, lições e perspectivas, principais linhas de orientação estratégicas, operacionais e orçamentais, aspectos organizacionais, responsabilidades e liderança dos planos e os novos modelos de planos a serem apresentados ao Secretariado Executivo da CNPC, no âmbito da preparação da reunião da CNPC, prevista para Dezembro de 2022.
A par do Secretário de Estado que presidiu a cerimónia de abertura, em representação do Ministro do Interior, Eugénio Laborinho, estiveram presentes na mesa de "presidium” o Comandante do SPCB, Comissário Bombeiro Principal - Bensau Mateus e o Dr. Zeferino Teca, representante do PNUD.
Estiveram, igualmente presentes membros da comissão nacional de Protecção Civil com destaque ao Comandante adjunto do SPCB Comissário Bombeiro Manuel Lutango que apresentou os objectivos do workshop.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais