minint.gov.ao
Sociedade
17 Fevereiro de 2023 | 10h02

SECRETÁRIO DE ESTADO DO INTERIOR RADIOGRAFA COMPLEXO PENITENCIÁRIO DE VIANA

O Secretário de Estado do Interior, José Paulino Cunha da Silva visitou, quinta- feira, 16 de Fevereiro, os Estabelecimentos Penitenciários Masculino e Feminino ambos localizados no Complexo Penitenciário de Viana, na estrada de Catete, km 14.

O Secretário de Estado do Interior, José Paulino Cunha da Silva visitou, quinta- feira, 16 de Fevereiro, os Estabelecimentos Penitenciários Masculino e Feminino ambos localizados no Complexo Penitenciário de Viana, na estrada de Catete, km 14.

A referida visita daquele alto responsável do Ministério do Interior teve por objectivo constatar in loco, o actual estado dos dois maiores Estabelecimentos Penitenciários no país, bem como aferir o estado organizacional e funcional das duas grandes Instituições de Penitência e Reabilitação do MININT.

Acompanhado pelos seus consultores, o Secretário de Estado foi recebido pelo subcomissário prisional, José Bravo Domingos, Director Provincial em exercício da Província de Luanda que fez as honras da casa.

A testemunhar a visita também estiveram presentes membros do Conselho Consultivo da Direcção Geral do Serviço e da Direcçao Provincial do Serviço Penitenciário com destaque para o comissário prisional, Cristóvão Inocêncio dos Anjos. Director em exercício do Serviço Penitenciário e Etelvina António da Silva Santana, Directora Adjunta do Serviço Penitenciário para a Área Operativa.

Depois de um encontro breve, seguiu-se uma visita guiada tendo o Secretário de Estado percorrido várias áreas dos dois Estabelecimentos com destaque para o Controlo Penal, Reabilitação, salas dos advogados, escola, cozinha, padaria, oficinas, cordão de segurança, creche,   berçário,  pastelaria, salão de beleza e corte, parlatórios virtuais e alfaiataria.

Dar nota que durante a visita particular destaque teve a área de corte e costura já que as reclusas que aí labutam estavam engajadas no aprimoramento de algumas das indumentárias que serão usadas no carnaval.

Depois do périplo pelas distintas áreas que conformam os dois Estabelecimentos penitenciários seguiu-se um breve encontro com os efectivos, onde o Secretário de Estado apelou para a necessidade de mais proatividade na resolução dos problemas que todos os dias afectam o serviço penitenciário afim de que haja maior redução dos encargos do Estado com os reclusos.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais