O Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, exortou, nesta terça-feira, 29, em Luanda, uma atenção especial no combate aos crimes e infracções migratórias aos novos Directores Gerais do SIC e SME, recentemente nomeados pelo Presidente da República e Comandante-Em-Chefe das FAA, durante a cerimónia de apresentação aos membros do Conselho Consultivo do MININT, na sala de reuniões do Comando Nacional do SPCB.
Na sua intervenção, o governante considerou que com às suas experiências e capacidades técnicas, irão dinamizar os dois órgãos, conferindo-lhes maior eficiência e eficácia na sua actuação, com vista ao alcance dos desígnios do Ministério do Interior e do Estado angolano, no âmbito da manutenção da segurança e ordem públicas.
Dirigindo-se ao Director Geral do SIC, o Ministro Laborinho pediu uma atenção especial às acções de combate à criminalidade violenta, aos crimes de homicídios, violência sexual, branqueamento de capitais e outros crimes financeiros, vandalização e furto de bens públicos, crimes cibernéticos, tráfico de drogas e de minerais preciosos, dentre outros.
Na sequência, exortou ao Director Geral do SME que adopte estratégias e medidas para melhorar as acções de prevenção e combate à imigração ilegal, à fraude documental e outras infrações migratórias, bem como melhorar os serviços prestados aos cidadãos e às empresas, com vista à atracção do turismo e do investimento estrangeiro.
"De um modo geral, pretendemos que apostem na formação e capacitação dos efectivos e na modernização tecnológica dos serviços, sem descurar a cooperação com os demais Órgãos do MININT, de Defesa e Segurança e da Administração da Justiça", rematou.
Testemunharam o acto, os Secretários de Estado do MININT, o Comandante-Geral da PNA, o Inspector-Geral Interino, o Director Geral do SP, o Comandante Nacional do SPCB, membros do Conselho Consultivo do MININT e Delegados Provinciais, por via Zoom.