minint.gov.ao
Sociedade
16 Setembro de 2022 | 10h09

DELEGADO DO MININT EXORTA EFECTIVO A EVITAR EXCESSOS NA ACTUAÇÃO

O Delegado do Ministério do Interior e Comandante Provincial da Polícia Nacional, na província do Uíge, comissário, Monteiro Matias Francisco dos Santos, exortou, terça-feira, 13 de Setembro, em formatura geral, no campo de Futebol Clube do Uíge “FCU”, ao efectivo a evitar excesso na actuação, devendo, em primeira instância partir para acções pedagógicas.

O Delegado do Ministério do Interior e Comandante Provincial da Polícia Nacional, na província do Uíge, comissário, Monteiro Matias Francisco dos Santos, exortou, terça-feira, 13 de Setembro, em formatura geral, no campo de Futebol Clube do Uíge "FCU”, ao efectivo a evitar excesso na actuação, devendo, em primeira instância partir para acções pedagógicas.
Durante a formatura geral, recordou que, "nos aproximamos de uma transição necessária no âmbito do pacote da democracia, estamos a iniciar a quinta legislatura e, no dia 15 começarão os outros cinco anos, com a tomada de posse do Chefe de Estado –, o Presidente da República e Comandante-em-Chefe, da Vice-Presidente, seguido dos deputados à Assembleia Nacional e dos demais órgãos do governo”.
Prosseguindo, o dirigente disse que, "enquanto forças da Defesa, Segurança e Ordem Interna temos a incumbência de assegurar as instituições democraticamente eleitas, com base na Constituição e na Lei, nas diretrizes do Comandante-em-Chefe e dos despachos do Ministro do Interior”.
"Evitar o excesso na actuação, devendo em primeira instância partir para acções pedagógicas, para conquistarmos cada vez mais a confiança dos nossos cidadãos e a pátria a quem nos propusemos servir”, ressaltou.
Monteiro dos Santos fez, igualmente, uma incursão aos articulados 47.° e 48.° da Constituição para lembrar que, "é garantido a todos os cidadãos a liberdade de reunião, de manifestação pacífica e sem armas, sem necessidade de qualquer autorização e nos termos da lei”, sendo que, "os artigos mencionados não falam da anarquia, confusão ou desordem”, disse.
No decurso da formatura, os efectivos testemunharam ao acto simbólico de imposição de patentes a quinze efetivos da Polícia de Guarda Fronteiras, promovidos recentemente por ordem do Comandante-Geral da PNA, ao grau de agentes de 1.ª classe.
Na mesma senda, as forças em parada presenciaram ao acto de apresentação do chefe da Secção da Polícia Judiciária Militar junto do Comando Provincial, o major, Rafael Munhengue da Silva e a sua equipa de trabalho, assim como a intervenção do superintendente Prisional, David Leu, Director da Caixa de Protecção Social do MININT local, que convidou os pensionistas e outros beneficiários, para que, façam as suas inspecções, evitando a perda dos direitos que lhes são devidos.
Participaram da formatura, os oficiais comissários, superiores, subalternos, subchefes, agentes e trabalhadores civis da Delegação Provincial do Interior.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais