minint.gov.ao
Sociedade
15 Setembro de 2021 | 10h09 - Actualizado em 13 Setembro de 2021

DIRECTOR PROVINCIAL DO SME/CUNENE MANTÉM ENCONTRO COM HOMÓLOGO NAMIBIANO

O subcomissário de migração, Silvestre Apolinário Virgílio Cassinda, Director Provincial do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) no Cunene, manteve um encontro de trabalho, com o seu homólogo, Jacob Ndashe, responsável da Imigração Namibiana, na região de Ohagwena/Namíbia.

O subcomissário de migração, Silvestre Apolinário Virgílio Cassinda, Director Provincial do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) no Cunene, manteve sexta-feira 10 de setembro de 2021 um encontro de trabalho, com o seu homólogo, Jacob Ndashe, responsável da Imigração Namibiana, na região de Ohagwena/Namíbia.
O encontro teve lugar no pátio adjacente ao Posto de Fronteira de Santa Clara e visou o fortalecimento das boas relações já existentes entre as duas regiões.
Na ocasião, o subcomissário de migração, Silvestre Apolinário Cassinda referiu que, o encontro deveu-se à ocorrência registada no Posto Fronteiriço de Santa Clara, no passado dia 7 de setembro do ano em curso, que culminou com a expulsão de 40 cidadãos nacionais. O Director Provincial do SME/Cunene disse que na sequência do ocorrido está-se perante uma ilegalidade ante os acordos bilaterais existentes entre ambos países, relativamente ao funcionamento dos Postos oficialmente estabelecidos para entrada e saída de pessoas e bens nos dois países.
Por seu turno, o responsável da imigração Namibiana na região de Ohagwena, na sua intervenção explicou que foi corroborada a orientação da Embaixada Angolana relativa ao pedido de expulsão dos 40 cidadãos angolanos na medida que tinham sido soltos pelo Ministério Público Namibiano, facto que tornou célere o processo de expulsão naquela mesma noite.
Por seu turno, o Director Provincial do SME no Cunene afirmou que estes encontros permitem resolver situações anômalas que podem inquietar ambas partes. Alertou igualmente para a necessidade do asseguramento da circulação das viaturas e pessoas protegidas no âmbito da situação de calamidade pública ao abrigo da Covid-19 em curso em Angola. Jacob Ndashe, por seu turno, mostrou satisfação pela excelente cooperação com as autoridades Migratórias Angolanas.
Refira-se que fizeram, igualmente parte do encontro, o chefe do DIA, chefe adjunto do Posto de Santa Clara, responsável de GCII/local, bem como um técnico afecto ao Posto Fronteiriço de Oshakango/Namíbia.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais