O Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, que recebeu, na tarde desta quarta-feira, 4 de Setembro de 2024, em audiência, o Presidente do Bloco Democrático, Filomeno Vieira Lopes, disse que, o ministério do interior conta com o apoio da sociedade na construção de uma Angola ordeira.
"Como é do vosso conhecimento, o Ministério do Interior é parceiro estratégico da sociedade civil, no âmbito da manutenção da ordem e segurança públicas”, disse.
É neste quadro que, prosseguiu, "contamos com o apoio do Bloco Democrático nas acções de sensibilização dos cidadãos, para que se abstenham da prática de actos de desobediência às autoridades, agressão física, vandalização de bens públicos e danos ao património de particulares”, sentenciou.
Eugénio Laborinho acrescentou dizendo que "devemos todos contribuir para um ambiente sadio, harmonioso e de paz, razão pela qual as acções de manutenção da ordem pública continuarão a contar com a cooperação de toda a sociedade” fez saber o dirigente que se fez acompanhar por membros do Conselho Consultivo do órgão.
Respondendo ao político do Bloco Democrático em relação a comportamentos pouco correctos de alguns agentes Eugénio Laborinho reconhece que "no cumprimento do dever, os nossos agentes, lamentavelmente, cometem erros, alguns dos quais culminam com a perda de vidas humanas. No entanto, referiu, sempre que as circunstâncias o exijam, são instaurados processos de inquérito, de averiguação, disciplinares e criminais, contra os envolvidos, cujas medidas são aplicadas conforme os casos concretos.
Refira-se que Filomeno Vieira Lopes fez-se acompanhar de membros do seu Partido e dentre as matérias abordadas constam questões ligadas a actuação policial nas manifestações.