minint.gov.ao
Sociedade
20 Maio de 2022 | 08h05

DIRECTOR GERAL DO SERVIÇO PENITENCIÁRIO CONSTATA EP DE KINDOKI NO UÍGE

O comissário prisional principal Bernardo Pereira do Amaral Gourgel, Director Geral do Serviço Penitenciário efectuou, quarta-feira, 18 de maio de 2022, uma visita de constatação ao Estabelecimento Penitenciário (EP) de Kindoki.

O comissário prisional principal Bernardo Pereira do Amaral Gourgel, Director Geral do Serviço Penitenciário efectuou, quarta-feira, 18 de maio de 2022, uma visita de constatação ao Estabelecimento Penitenciário (EP) de Kindoki.
À sua chegada, o Director Geral do SP que fez-se acompanhar do comissário Monteiro Matias Francisco dos Santos Delegado e Comandante Provincial do Uíge da Polícia Nacional foi recebido pelo superintendente prisional Augusto Faustino, Director Interino daquela cadeia, com quem manteve um breve encontro e, a quem coube a apresentação da situação operativa local.
Seguidamente, o responsável máximo do Serviço Penitenciário foi conduzido para uma visita às instalações, onde aferiu a organização e o funcionamento de cada secção, incluindo a área de reclusão, tendo auscultado os reclusos que desejaram boas vindas manifestando votos de gratidão pela visita e, fazendo perceber as suas preocupações, sobretudo a falta de meios higiénicos, uniformes, colchões, entre outras.
Em resposta, Bernardo Gourgel disse ter tomado nota das preocupações dos presidiários, "o assunto merecerá atenção, mas em contrapartida evitem as más práticas, denunciem os actos de evasão, fugas, façam da cadeia um lugar de reflexão, portem-se da melhor forma possível, mudem, para usufruírem certos benefícios como a liberdade condicional e outros. O nosso objectivo não é vos manter aqui, mas reabilitar, reeducar e ressocializar", apelou.
Por outro lado, a mais alta entidade do SP auscultou os efectivos que, na ocasião manifestaram-se satisfeitos com a visita e, aproveitaram o momento para apresentar as dificuldades que enfrentam, mormente a falta de meios de transporte, ambulância para os serviços de saúde, a falta de promoções, entre outras, pelo que o dirigente tranquilizou as forças, "temos consciência disso, melhores momentos virão, haja paciência, fé, esperança e Deus acima de tudo, abandonem as más práticas, sejam disciplinados obedientes, tenham paciência, evitem as intrigas, a introdução de meios proibidos levará à expulsão sem piedade".
Refira-se que, o Director Geral aproveitou o momento para visitar também o campo de produção agrícola de Kindoki e ficou satisfeito com o que viu, a produção de milho, abacaxi, mandioca e sobretudo da batata doce com campo de 10 hectares, numa visão de melhorar e aumentar a dieta alimentar dos reclusos e agentes.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais