minint.gov.ao
Sociedade
06 Abril de 2022 | 12h04

DELEGAÇÃO DO MININT ABORDA PRESERVAÇÃO DA PAZ E OS CRIMES SEXUAIS EM MENORES

A Delegação do Ministério do Interior em Luanda realizou, dia 4 de Abril, dia da Paz e da Reconciliação Nacional, nas instalações do Complexo Escolar Privado Quimalamba, uma palestra subordinada ao tema “A Preservação da Paz e os Crimes Sexuais em Menores”, dirigida aos alunos, professores e encarregados de educação daquele complexo escolar, cuja prelectora foi a psicóloga Luísa Alfredo Nteka.

A Delegação do Ministério do Interior em Luanda realizou, dia 4 de Abril, dia da Paz e da Reconciliação Nacional, nas instalações do Complexo Escolar Privado Quimalamba, uma palestra subordinada ao tema "A Preservação da Paz e os Crimes Sexuais em Menores”, dirigida aos alunos, professores e encarregados de educação daquele complexo escolar, cuja prelectora foi a psicóloga Luísa Alfredo Nteka.
Luísa Alfredo Nteka começou por falar do papel dos pais no desenvolvimento dos filhos e considerou a família como o princípio de todo ser humano, pois é nesse meio que se tem os primeiros contactos com a vida em sociedade, que se exteriorizarão as emoções e aprender-se-á sobre a vida. " É indispensável que os encarregados de educação ou os pais, estejam preparados emocionalmente para gerar, receber e criar seus filhos com capacidade para reconhecer e identificar as próprias emoções e sentimentos, pois desde a gestação todas as experiências vividas pela criança farão sempre parte dela”, afirmou Luísa Alfredo Nteka na sua dissertação.
Sobre as grandes consequências do abuso sexual, Luísa Alfredo Nteka alertou aos professores e encarregados de educação do Complexo Escolar Privado Quimalamba a estarem atentos porque as consequências do abuso sexual são muitas e se não forem acompanhadas por um especialista, as sequelas serão eternas e avançou algumas consequências como tristeza frequente, baixa autoestima, choro frequente, distúrbios alimentares, tendência ao isolamento, ansiedade e medo. "Por favor, papás, não ignorem estes sinais. Corram logo a um especialista”, recomendou a psicóloga.
Relativamente ao dia da Paz, os alunos foram sensibilizados a criar o hábito de cultura de paz e fez-se uma abordagem histórica dos 20 anos de paz efectiva em Angola em que os valores de democracia, respeito pelos outros, cidadania e a preservação dos bens públicos e o combate à criminalidade dominaram a sessão.
Para Malembe Eduardo, chefe de Departamento de Comunicação da Delegação de Luanda, em representação do Director de Comunicação Institucional da DPL/MININT, Hermenegildo de Brito, os órgãos do MININT em Luanda vão continuar a preservar e manter a paz duramente conquistada e que todos são chamados para este desafio.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais